Dicas de Harmonização de Cerveja
Você sabe com que tipo de alimento melhor harmoniza uma ou outra cerveja? São muitos os tipos de cerveja com inúmeras variações de sabor, amargor, etc … então como pensar no melhor prato para aquele tipo de cerveja ou na melhor cerveja para aquele tipo de prato? Com esse post vou ajudar vocês nessa descoberta sobre harmonização de cerveja 😉
Conceito e Regras Básicas
Dada a variedade de cervejas e de alimentos, pode-se imaginar que são inúmeras as possibilidades de harmonização. Mas uma dica é fundamental e vai facilitar o seu trabalho: combine sempre com o elemento mais forte do prato. Assim, cervejas fracas servem para pratos suaves e cervejas fortes para pratos potentes.
A grande idéia por trás da harmonização está em conseguir uma combinação melhor do que se a cerveja e o prato fossem consumidos individualmente.
No alimento deve-se observar a quantidade de gordura, dulçor, métodos de cozimento, temperos e condimentação. Já na cerveja, deve-se observar o teor alcóolico, o amargor, a cremosidade e o caráter do malte.
Assim, procure harmonizar por semelhança, tente encontrar harmonia entre os elementos, ou também contraste entre eles. Por exemplo, saladas harmonizam bem com Pilsens e Witbiers. Já a carne de carneiro harmoniza bem com as IPA’s e Bitters.
Quer saber um pouco mais sobre a harmonização na prática? Se você também for um amante de queijos e cerveja, indico comprar esse livro abaixo na Amazon!
Aloha 😉 Daniel
1.561 Comentários