Sobre Degustação de Cerveja
A análise sensorial da cerveja vai além da análise do paladar. Quando degustamos uma cerveja, deve-se seguir a sequencia degustiva de: análise visual, análise olfativa, análise gustativa e finalmente a avaliação geral. Portanto, degustação de cerveja vai além do sabor dela!
Em um próximo post falarei também sobre os copos ideais para degustação de cada tipo de cerveja. Acreditem em mim, isso faz sim a diferença! Da mesma forma que os vinhos são degustados em taças por alguns motivos, cada tipo de cerveja deve ser degustada em um tipo diferente de copo para otimizar a experiência. Aguarde por esse post!
Passo 1: Análise Visual
Neste primeiro passo, após colocar a creveja no copo observe a cor, o brilho e a espuma. Isso diz muita coisa. A cor pode variar do amarelo claro ao laranja e ao preto. O brilho pode variar das totalmente turvas até as mais translúcidas. Não ignore a espuma! Por ela pode-se avaliar a cremosidade e o tamanho das bolhas.
Passo 2: Análise Olfativa
Antes de cheirar a cerveja, gire-a no copo para liberar seus aromas. Aqui talvez seja o trabalho mais difícil de todos, porque é pessoal e exige preparo. Por exemplo, quantos de nós reconheceríamos o aroma da Noz Moscada? Se nosso nariz não estiver treinado ou já tiver passado por experiências anteriores, fica muito mais difícil criar referências. Depois disso, você poderá perceber a intensidade e complexidade de cada aroma. Sentir referências de frutas, especiarias, flores, etc.
Passo 3: Análise Gustativa
Chegou a hora de colocar a cerveja na boca. Mas antes de engolir deixe-a passear um pouco na boca. Tente identificar o amargor, o azedo, o doce e o salgado eventualmente. Após isso pode engolir. Diferentemente do vinho, as principais papilas gustativas que identificam as características da cerveja ficam na parte de trás da língua, por isso só bebendo mesmo .. chato né? Tente identificar os gostos que ficam na boca, isso se chama retrogosto.
Passo 4: Avaliação Geral
Por fim, qual foi a sua experiência geral com a cerveja? Os sabores são equilibrados? É refrescante? Complexa ou mais simples? O mais legal disso tudo é que quanto mais você testar essas técnicas, mais fácil vai ficando de identificar aromas, sabores, etc.
Quer aprender com mais detalhes as técnicas de degustação de cerveja? O curso abaixo é uma ótima opção e barata 😉 Clique no link para ver mais detalhes.
https://go.hotmart.com/G7818677Q
Aloha 😉 Daniel
1.160 Comentários