Cerveja IPA: tudo o que você precisa saber sobre elas
A IPA talvez seja uma das cervejas mais polêmicas que conheço, ou você ama ou você odeia. Elas ganharam um espaço significativo no mercado brasileiro e em outros países como os Estados Unidos já têm uma relevância muito significativa.
Talvez o motivo dessa polêmica com a cerveja IPA seja porque a grande maioria dos brasileiros está accostumada com cervejas leves, de sabor mais neutro. As IPAs costumam ter um alto grau de amargor e aí começa a grande confusão. Mas acreditem em mim, depois que você começar a gostar mais das IPAs, é impossível voltar atrás 😉
O que é a cerveja IPA
História
A sigla IPA significa India Pale Ale. São cervejas originalmente inglesas que nasceram por causa da Índia e não na Índia. Não está entendendo nada? Calma, é por uma razão muito simples: no passado, a Índia foi colônia dos ingleses 😉
A exportação mercantil da Inglaterra para a Índia levava muito tempo e as cervejas normais costumavam estragar. Por isso, os fabricantes de cerveja da época colocaram mais lúpulo nas tradicionais receitas para ajudar a conservá-las por mais tempo.
O que esperar das IPAs
Devido a alta concentração de lúpulo, são cervejas mais amargas. Por outro lado, isso faz com que sejam extremamente aromáticas e refrescantes. Então são praticamente o inverso das cervejas mais comerciais, as quais são leves, de baixo teor alcoólico e muito claras.
As IPAs costumam ter um teor alcoólico entre 5,5% e 7,5% e a explosão de aromas gerado pelo lúpulo faz com que a gente sinta aromas cítricos de laranja, maracujá, entre outros.
Tipos de IPA
Por sua história e também possibilidades de criação, existem muitas marcas de cerveja que se aventuram a produzir as IPAs. No total são 8 sub-tipos desse estilo no mundo. Para te ajudar a entender quais são, fiz uma breve descricão de cada um deles aqui abaixo, além de indicar uma de cada caso queiram experimentar.
> English IPA:
Antes de mais nada, a English IPA! Essa é a versão original, onde tudo começou. E para mim, é a versão mais balanceada dos estilos de IPA, sem puxar muito para o amargor ou para o malte. Neste estilo, indico a Dama Bier ESB, de IBU 45 (aguarde um próximo artigo onde vou explicar o que é o IBU, unidade de medida para o amargor)
> American IPA:
É a variação mais popular do mundo e se caracteriza pelo forte amargor e aromas intensos que vêm dos lúpulos americanos. Aqui no Brasil, gosto muito da versão produzida pela Baden Baden, de teor alcóolico 6,4% e aroma intenso de maracujá.
> Imperial IPA:
É uma bomba de IBU! É a versão mais potente do estilo. Então se você nunca experimentou, já pode ir esperando um amargor muito acentuado e também um teor alcóolico que pode chegar a 13%! Se quiser uma boa aventura, indico a Imperial IPA da Roleta Russa.
> Belgian IPA:
Apesar do nome, é uma cerveja criada pelos americanos que utiliza padrões belgas para a produção. Costuma usar lúpulo americano na sua composição, mas a levedura é belga. Já experimentou a Delirium Argentum. ?
> Black IPA:
Como o próprio nome diz, são cervejas mais escuras. E sua coloração é assim por causa dos maltes que são tostados, e com aromas que remetem ao café e chocolate. Uma cerveja que vale experimentar é a Black Cat, da Cervejaria Invicta.
> White IPA:
É uma variação ainda pouco difundida no mercado, pois foi reconhecida apenas em 2015 pelo Beer Judge Certification Program. Por isso é muito difícil de encontrar rótulos por aí, mas são as cervejas mais leves dentro do estilo IPA, com aroma que puxa para o lado da laranja e do coentro.
> Red IPA:
É uma cerveja muito bonita mas pouco conhecida pelos brasileiros. O tom puxa para um vermelho rubi por causa do malte utilizado e contém notas de caramelo.
> Session IPA:
E para finalizar, esse estilo de IPA é aquele mais leve do ponto de vista de teor alcóolico (~5%), e também apresenta um teor de amargor mais baixo relativamente. Pode ser um bom caminho para começar a tomar uma IPA mais forte, pois elas puxam muito mais para o lado do aroma. Gosto de uma opção da Wäls, a Session Citra.
Se lembra também do que eu escrevi no artigo sobre as famílias e tipos de cervejas? Clique aqui para relembrar e entender um pouco sobre outras variedades de cervejas.
Quer conhecer mais a fundo sobre os estilos e famílias de cerveja? Então aconselho esse livro abaixo que considero a bíblia das cervejas.
Aloha! Daniel
643 Comentários